Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » O maior exército desde a Guerra Fria: Navio dos EUA inicia exercício da Otan

O maior exército desde a Guerra Fria: Navio dos EUA inicia exercício da Otan

Por Alexandre G.

O navio de desembarque Gunston Hall, da Marinha dos Estados Unidos, zarpou do porto nesta quarta-feira, marcando o início do maior exercício da Otan desde a Guerra Fria, conforme anunciaram autoridades.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO
Cerca de 90.000 soldados dos Estados Unidos e de outros países aliados da Otan, estão se preparando para participar dos exercícios Steadfast Defender 2024, programados para ocorrer até maio.

Mais de 50 embarcações, desde porta-aviões até destróieres, entrarão em ação, além de mais de 80 caças, helicópteros e drones, e pelo menos 1.100 veículos de combate, incluindo 133 tanques e 533 veículos de combate de infantaria.

Os exercícios visam ensaiar a execução dos planos regionais da Otan, representando os primeiros planos de defesa elaborados pela aliança em décadas, detalhando como responderiam a um eventual ataque russo.

POR QUE É IMPORTANTE
Embora a Otan não tenha mencionado explicitamente a Rússia em seu anúncio, seu principal documento estratégico identifica a Rússia como a ameaça mais significativa e direta à segurança dos membros da Otan.

O exercício assume uma importância crucial, especialmente após a invasão da Ucrânia pela Rússia, desencadeando a guerra mais mortal em solo europeu em mais de 70 anos.

CITAÇÕES PRINCIPAIS
“A #OTAN lançou hoje o seu maior exercício militar desde 1988, com 90.000 militares a participar em exercícios no Atlântico Norte e na Europa”, afirmou Matthias Eichenlaub, porta-voz da Otan, via Twitter.

“A saída do Gunston Hall da @‌USNavy de Norfolk marcou o início (oficial) do #SteadfastDefender24.”

RESPOSTA RUSSA
A amplitude dos exercícios Steadfast Defender 2024 da Otan, representa um “retorno irrevogável” da aliança aos esquemas da Guerra Fria, conforme declarou Alexander Grushko, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, em comentários publicados pela agência de notícias estatal RIA no domingo.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.