Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 13 outubro, 2024
Início » O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter completa 100 anos

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter completa 100 anos

Por Alexandre Gomes

O homem que definiu a “pós-presidência” também é o primeiro ex-presidente a atingir a marca do centenário. Ele disse que quer viver o suficiente para votar na candidata presidencial democrata Kamala Harris.

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter completou 100 anos na terça-feira, marcando a primeira vez que um líder americano viveu um século inteiro.

As comemorações foram planejadas em sua cidade natal, Plains, Geórgia, onde ele vive em cuidados paliativos domiciliares há 19 meses .

Em agosto, seu neto Jason Carter disse à mídia local que o ex-presidente havia dito que estava “apenas tentando votar em Kamala Harris “, a candidata democrata.

A votação antecipada para as eleições federais dos EUA começa na Geórgia em 15 de outubro.

Produtor de amendoim que virou presidente

Carter foi o primeiro presidente dos EUA a nascer em um hospital, em 1º de outubro de 1924, filho de uma enfermeira e dona de uma loja de artigos gerais. Após uma infância marcada pela Grande Depressão, ele frequentou a Academia Naval e se apaixonou pela amiga de sua irmã, Rosalynn Smith.

Os Carters se casaram em 1946 e ficaram juntos por 77 anos, até Rosalynn morrer em novembro de 2023, aos 96 anos.

Carter era relativamente desconhecido fora da Geórgia quando garantiu a nomeação democrata e, mais tarde, a presidência, em 1976. Ele promoveu políticas moderadamente progressistas durante seu único mandato, que também foi marcado pela crise econômica e pela crise dos reféns no Irã em 1980, ano em que perdeu sua segunda corrida presidencial para Ronald Reagan.

Carter ficou mais conhecido por definir o conceito de “pós-presidência”. Ao lado de sua esposa, ele trabalhou para promover causas humanitárias ao redor do mundo e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2002.

Celebração inesperada

Uma celebração religiosa e um concerto foram planejados em Plains para marcar a ocasião.

Jason Carter disse que o centenário não era algo que a família esperava ver depois que sua avó morreu, mas que “nestes últimos meses, especialmente, ele se envolveu muito mais em eventos mundiais, se envolveu muito mais na política, se envolveu muito mais emocionalmente com todos nós”.

“Nem todo mundo tem 100 anos nesta Terra, e quando alguém tem, e quando usa esse tempo para fazer tanto bem para tantas pessoas, vale a pena comemorar”, acrescentou o jovem Carter, que é presidente do Carter Center, a organização de direitos humanos criada por seus avós.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.