Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » Marine Le Pen e Viktor Orbán formam bloco de poder no Parlamento Europeu

Marine Le Pen e Viktor Orbán formam bloco de poder no Parlamento Europeu

Por Marina B.

O partido de direita Rally Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen, anunciou na segunda-feira que se unirá a uma nova e crescente aliança no Parlamento Europeu liderada pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, conforme afirmou o porta-voz do governo húngaro.

O novo grupo, denominado Patriotas pela Europa e liderado pelo Fidesz de Orbán, fará um anúncio oficial em Bruxelas na tarde de segunda-feira, com a Liga da Itália também confirmada como integrante.

Os Patriotas formarão um novo bloco no Parlamento Europeu, posicionando-se como o terceiro maior grupo, desafiando o Partido Popular Europeu (PPE), que apoia Ursula von der Leyen para um segundo mandato como presidente da Comissão Europeia.

Para estabelecer um novo grupo político, são necessários 23 eurodeputados representando pelo menos um quarto dos estados-membros da UE.

“Às 14h00 CET (12h00 GMT), formaremos um novo grupo com 12 nacionalidades e 84 parlamentares (MEPs), tornando-se o terceiro maior no Parlamento Europeu e à frente do ECR… A presidência será francesa se todos concordarem”, disse o eurodeputado Jean-Paul Garraud, do RN, à Reuters.

O Partido da Liberdade (FPO) da Áustria, o Fidesz e o partido populista ANO da República Tcheca já concordaram em unir forças, com foco na oposição à imigração ilegal e na transferência de mais poderes de Bruxelas para os estados-membros como objetivos centrais da nova aliança.

“Depois de muito trabalho, os Patriotas nascem em Bruxelas, junto com a Liga, com um papel decisivo para moldar o futuro da Europa”, afirmou Matteo Salvini, líder da Liga.

O partido de Orbán está buscando fortalecer sua influência no cenário europeu após o partido de oposição húngaro, Tisza, ter se juntado ao PPE no mês passado.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.