“Nossos policiais patriotas estão fazendo essas prisões apesar de trabalharem [sem] remuneração por causa da paralisação dos democratas.”
Chamadas de “Operação Midway Blitz”, as amplas operações de imigração ilegal do governo Trump em Illinois resultaram em mais de 1.000 prisões de imigrantes ilegais, conforme revelado pelo The Daily Wire.
O Serviço de Imigração e Alfândega e a Proteção de Fronteiras enviaram reforços ao estado santuário em 8 de setembro, resultando na prisão de membros de gangues, criminosos sexuais, abusadores de crianças e outros criminosos violentos, informou o Departamento de Segurança Interna ao The Daily Wire.
“Nossos policiais patriotas estão fazendo essas prisões apesar de trabalharem [sem] remuneração por causa da paralisação dos democratas”, disse a secretária assistente de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, em um comunicado sobre a operação.
“O Presidente Trump e a Secretária Noem não permitirão que a violência contínua ou reincidentes aterrorizem nossos bairros e vitimizem nossas crianças. A Operação Midway Blitz está tornando Illinois seguro novamente”, acrescentou.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, acompanhou autoridades federais na sexta-feira em Broadview, Illinois, onde disse que foi “bloqueada de acessar o Edifício Municipal da Vila de Broadview, em Illinois”.
“Estávamos parando para uma rápida parada no banheiro. Este é um prédio público. A Vila de Broadview recebe pelo menos US$ 1 milhão em financiamento federal todos os anos”, escreveu Noem no X, compartilhando um vídeo do encontro.
“É assim que JB Pritzker e seus comparsas tratam nossas forças policiais. Absolutamente vergonhoso”, acrescentou ela, referindo-se ao governador democrata de Illinois e cotado como candidato presidencial em 2028.
A unidade do ICE em Broadview, Illinois, tem sido alvo de manifestantes há semanas, que tentam frustrar as operações federais de prisão. Na sexta-feira, as polícias estadual e local responderam às últimas manifestações com equipamentos antimotim.
Atiradores de elite também estavam posicionados no telhado das instalações do ICE.
Pritzker respondeu condenando o esforço.
“Os agentes do Departamento de Segurança Interna (DHS) do governo Trump parecem estar portando armas de grande porte pelo centro de Chicago, camuflados e com máscaras. Isso não está deixando ninguém mais seguro — é uma demonstração de intimidação, instilando medo em nossas comunidades e prejudicando nossos negócios”, escreveu Pritzker no X Sunday.