Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 12 julho, 2024
Início » Irã desencadeia ofensiva surpresa, destroça consulado dos EUA e Mossad em ataques de mísseis

Irã desencadeia ofensiva surpresa, destroça consulado dos EUA e Mossad em ataques de mísseis

Por Alexandre G.

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI) do Irã, anunciou hoje que grupos iraquianos apoiados por Teerã, lançaram pelo menos quatro mísseis balísticos. Os alvos incluíram o Consulado dos Estados Unidos, a sede da agência de inteligência israelense Mossad e o Aeroporto Internacional de Erbil, no norte do Iraque.

O CGRI afirmou que os ataques não tinham como alvo a representação diplomática dos EUA, mas mesmo assim, o consulado sofreu danos significativos. O Consulado foi atingido por “mísseis de longo alcance com grande capacidade destrutiva”, conforme relatado pela Sky News. Houve tentativas de atingir a base norte-americana no Aeroporto de Erbil, mas vários projéteis foram interceptados por sistemas de defesa, e um drone foi neutralizado com sucesso. O Aeroporto de Erbil suspendeu o tráfego aéreo devido aos ataques.

Além disso, a sede da Mossad foi totalmente destruída pelos bombardeios. O CGRI afirmou que os ataques visavam “centros de espionagem e reuniões de grupos terroristas anti-iranianos” no Curdistão iraquiano.

O CGRI também anunciou um ataque com mísseis à cidade de Aleppo, no norte da Síria, direcionado a várias instalações do grupo Estado Islâmico. O ataque foi uma resposta ao atentado contra um cortejo em homenagem ao general iraniano Qasem Soleimani, que resultou na morte de mais de cem iranianos na cidade de Kerman, no Irã.

Esses ataques ocorrem em meio a crescentes tensões na região, especialmente com os conflitos entre Israel e o grupo terrorista Hamas, e com as milícias apoiadas pelo Irã lançando ataques quase diários de drones contra bases que abrigam forças dos EUA no Iraque e na Síria. Esses grupos justificam as ofensivas como resposta ao apoio dos EUA a Israel e uma tentativa de forçar a retirada das tropas norte-americanas da região.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.