Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » Guerra atinge novo patamar: Rússia alega sabotagem ucraniana com queda de avião militar

Guerra atinge novo patamar: Rússia alega sabotagem ucraniana com queda de avião militar

Por Alexandre G.

Hoje, Moscou acusou a Ucrânia de derrubar intencionalmente um avião de transporte militar russo que transportava 65 soldados ucranianos capturados, destinados a uma troca de prisioneiros. Autoridades locais afirmaram que as 74 pessoas a bordo não sobreviveram. Segundo fontes, o avião Ilyushin Il-76 foi abatido próximo à cidade de Belgorod, na Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia.

Andrei Kartapolov, legislador do parlamento russo e general reformado, declarou que o abate foi deliberado, alegando que os sistemas de mísseis ucranianos não poderiam confundir a aeronave de transporte com alvos militares. Ele argumenta que a ação foi planejada para sabotar a troca de prisioneiros. Kartapolov afirma que o avião foi atingido por três mísseis de fabricação alemã ou norte-americana.

Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, confirmou que não há sobreviventes e que equipes de investigação e emergência estão no local. O incidente pode marcar o mais mortal em quase dois anos de guerra na região. Autoridades ucranianas ainda não responderam aos pedidos de comentário.

Presidente da Duma Estatal, Vyacheslav Volodin, anunciou que a câmara baixa do parlamento russo preparará um apelo ao Congresso dos EUA e ao Bundestag alemão, culpando a Ucrânia pelo abate e buscando clareza sobre o financiamento e apoio internacional ao país.

O avião Ilyushin Il-76, projetado para transporte militar, estava realizando uma missão humanitária, segundo Volodin. O Kremlin afirmou estar investigando a situação após o trágico ocorrido.

Esta tragédia intensifica as tensões entre Rússia e Ucrânia, prejudicando ainda mais as relações já fragilizadas entre os dois países. O impacto desse evento no cenário geopolítico global permanece incerto enquanto as investigações continuam

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.