A Rússia solicitou uma convocação de emergência do Conselho de Segurança da ONU, após a queda de uma aeronave russa em Belgorod, atribuindo responsabilidades a Kiev.
O Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião de emergência nesta quinta-feira (25), após a queda de um avião de transporte militar russo próximo à fronteira entre Rússia e Ucrânia. O pedido para a reunião foi feito pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.
O pedido de Moscou ocorre após o acidente com o avião russo que transportava soldados ucranianos capturados em Belgorod Oblast. O avião caiu na quarta-feira perto da fronteira com a Ucrânia, e Moscou acusou Kiev de tê-lo abatido.
As forças russas afirmam que o avião transportava 74 pessoas, todas falecidas, incluindo 65 prisioneiros de guerra ucranianos destinados a uma troca. No entanto, a confirmação desses números e outros detalhes sobre a causa da queda do avião ainda não foi possível.
Segundo a Associated Press (AP), Lavrov afirmou que a Rússia não está preocupada com a falta de credibilidade dada pelos meios de comunicação estrangeiros aos detalhes do acidente e acrescentou que a Rússia não tem nada a discutir com os Estados Unidos.
Nova onda de ataques russos atingiu a capital ucraniana e outras cidades na manhã de terça-feira, resultando em pelo menos 18 mortes e dezenas de feridos. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, relatou mais de 130 pessoas feridas e outras 200 atingidas pelos ataques. O Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia, na região de Kiev, informou uma morte e três feridos após um ataque com mísseis que causou incêndios nos distritos de Svyatoshynskyi, Solomyanskyi e Pecherskyi.