O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que dois terços das forças combatentes do Hamas na Faixa de Gaza foram neutralizados. Durante uma coletiva de imprensa em Tel Aviv na quinta-feira, Netanyahu explicou que a estratégia envolve a destruição das estruturas de combate organizadas do Hamas, conhecidas como regimentos. Até o momento, dezesseis ou dezessete dos vinte e quatro regimentos foram eliminados. A segunda fase consistirá na limpeza do território dos militantes, sendo esta etapa geralmente mais prolongada. Netanyahu ressaltou que a vitória demandará meses, mas o compromisso de alcançá-la permanece firme.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, afirmou em um briefing que o conflito em Gaza terá um fim, embora não tenha fornecido um cronograma específico. Ele destacou a necessidade de um caminho político para o estabelecimento de um Estado palestino.
Durante a semana, as Forças de Defesa de Israel retiraram um dos responsáveis do Hamas, Bilal Nofal, que estava encarregado de investigar suspeitos de espionagem contra o grupo na Faixa de Gaza. A eliminação de Nofal foi coordenada pela agência de inteligência israelense Shin Bet, com a operação conduzida utilizando um avião da Força Aérea. A IDF declarou que a participação de Nofal no desenvolvimento dos métodos de pesquisa e aprendizado do Hamas representa um prejuízo para a organização terrorista.