Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 24 julho, 2024
Início » Ataques Houthis no Mar Vermelho desencadeiam caos nas cadeias de abastecimento globais

Ataques Houthis no Mar Vermelho desencadeiam caos nas cadeias de abastecimento globais

Por Alexandre G.

Chefes empresariais expressaram preocupação nesta quarta-feira com a interrupção do transporte marítimo no Mar Vermelho, devido a ataques de militantes Houthis no Iêmen. Eles alertaram que essa situação pode impactar as cadeias de abastecimento por meses e resultar na escassez de navios-tanque necessários para o transporte de combustível.

Os ataques dos Houthis, aliados do Irã, a navios na região desde novembro têm causado perturbações no comércio entre a Ásia e a Europa, gerando alarme entre as grandes potências. A milícia Houthis afirma agir em solidariedade aos palestinos e ameaça expandir os ataques para incluir navios dos EUA em resposta às ações americanas e britânicas no Iêmen.

Grandes companhias marítimas, incluindo a Maersk, instruíram centenas de navios a evitar o Mar Vermelho, optando por rotas mais longas ao redor da África ou aguardando até que a segurança possa ser garantida. A interrupção nessa importante rota comercial global preocupa executivos, com o CEO da Maersk, Vincent Clerc, destacando que cerca de 20% do comércio mundial passa pelo Estreito de Bab al-Mandab, agora obstruído.

As taxas de frete aumentaram significativamente desde dezembro, e os prêmios de risco de guerra para remessas pelo Mar Vermelho também estão em alta, de acordo com fontes de seguros. A rota alternativa ao redor do Cabo da Boa Esperança pode adicionar de 10 a 14 dias à viagem, comparada à passagem pelo Mar Vermelho até o Canal de Suez.

A Aramco, gigante petrolífera saudita, expressou preocupação com uma possível escassez de petroleiros se os ataques dos Houthis persistirem a longo prazo. Os EUA realizaram novos ataques no Iêmen em resposta aos mísseis antinavio dos Houthis. O governo dos EUA planeja colocar os rebeldes Houthis de volta na lista de organizações terroristas dos EUA.

Em meio a essas tensões, incidentes, como o ataque a um navio porta-contentores de Malta e um atentado aos escritórios da empresa de transporte Zim, levantam preocupações adicionais sobre a segurança na região.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.