Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 16 janeiro, 2026
Início » Reag e Master: a relação da gestora com investigações da Polícia Federal

Reag e Master: a relação da gestora com investigações da Polícia Federal

Por Alexandre Gomes

Liquidação da gestora pelo Banco Central acontece após buscas da PF contra seu fundador

O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Reag Trust Distribuidora de Títulos Valores Mobiliários S.A nesta quinta-feira (15) motivado por graves violações às normas do SFN (Sistema Financeiro Nacional).

A empresa já foi alvo de investigação por suspeitas de ligação com esquemas de lavagem de dinheiro apurados na operação Carbono Oculto, que investiga a relação entre o setor de combustíveis, o PCC e empresas financeiras.

Em agosto de 2025, a Operação Carbono Oculto cumpriu mandados de busca e apreensão contra cerca de 350 alvos. Entre eles, 42 gestoras de fundos de investimentos ou instituições financeiras. Uma delas era a Reag, localizada na Avenida Faria Lima, centro financeiro da capital paulista.

Na última quarta-feira (14), a Reag voltou a entrar no radar da Polícia Federal, na segunda fase da Operação Compliance Zero. Entre os alvos da operação, está o empresário João Carlos Mansur, fundador da Reag, que teve endereços submetidos a mandados de busca e apreensão.

A segunda fase da Compliance Zero também mirou fundos de investimento. Na lista, há a WNT Gestora de Recursos LTDA, administrado pela Reag Trust. Durante a operação, a Polícia Federal fez buscas em endereços ligados a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e parentes.

A defesa de Daniel Vorcaro não se manifestou sobre a liquidação da Reag. A CNN procurou a empresa liquidada, mas não recebeu retorno até a publicação deste texto.

Reag X Master

O Banco Master mantinha vínculo financeiro com as gestoras de investimentos Trustee DTVM e a Reag Investimentos, alvos da Operação Carbono Oculto, deflagrada para desmantelar esquema de fraudes e de lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.

Em comunicado divulgado ao mercado em setembro de 2025, após a Operação Carbono Oculto, a Reag Investimentos informou que o fundo Hans 95 negociou CDBs (Certificado de Depósito Bancário) do Banco Master.

Quando a operação foi deflagrada, o Banco Master informou que a Reag era uma prestadora de serviços do banco, com atuação restrita à gestão e administração de fundos, assim como diversas outras gestoras e administradores que prestavam ao banco esse tipo de serviço.

“O Banco Master é apenas um entre centenas de clientes da Reag, que é uma das maiores do País, não tendo qualquer participação na sua gestão, estrutura societária ou decisões internas”, disse a instituição na época.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.