A Arezzo&Co, conhecida por sua marca de calçados femininos e proprietária da Reserva, e o Grupo Soma, que detém Animale, Farm e Hering, oficializaram nesta segunda-feira 05), a fusão das empresas, criando uma gigante do setor de vestuário no Brasil.
A fusão será realizada por meio da troca de ações, com a Arezzo incorporando a Soma, resultando na Arezzo&Co com 54% da nova empresa e o Grupo Soma com 46%. A empresa resultante será uma potência da moda brasileira, com receita combinada de quase R$ 12 bilhões, 22 mil funcionários e cerca de duas mil lojas, próprias e franqueadas, abrangendo 34 marcas.
A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que regula a concorrência no Brasil.
“A criação desta nova empresa traz grandes oportunidades de geração de valor adicional, como o desenvolvimento de calçados e bolsas nas marcas do Grupo Soma, a otimização da gestão de canais de vendas, e-commerce e, principalmente, franquias, além da preparação para integrar outras verticais de negócios”, afirmaram as empresas em comunicado conjunto.
As negociações, confirmadas após especulações, impulsionaram o valor de mercado das empresas para R$ 12 bilhões. Analistas veem positivamente a formação do conglomerado, apesar de algumas ressalvas sobre a complexidade da fusão de tantas marcas.
Ambas as empresas têm histórico recente de aquisições, sendo a mais notável a compra da Hering pelo Grupo Soma em setembro de 2021. As empresas destacaram que, se a fusão for confirmada, Alexandre Birman, atual líder da Arezzo&Co, se tornará o CEO da nova companhia, enquanto Roberto Jatahy, CEO do Soma, liderará as marcas femininas.
A fusão, bem recebida no mercado, oferece ganhos potenciais, como redução de custos e aumento do poder de barganha com fornecedores. No entanto, a complexidade de unir diversas marcas sob uma direção única, é vista como um desafio.
Este movimento ocorre em um contexto de concorrência intensa com empresas asiáticas, especialmente chinesas, e em meio a uma década de consumo mais fraco no Brasil. A formação de grandes conglomerados de marcas de moda, comum em países desenvolvidos, pode ser uma resposta à pressão competitiva e às mudanças no comércio eletrônico.
A fusão entre Arezzo&Co e Grupo Soma, representa um marco significativo no cenário da moda brasileira, combinando forças para enfrentar desafios e explorar oportunidades em um ambiente de negócios em constante evolução.