O Ibovespa fechou as negociações em baixa de 0,74%, atingindo os 131.446,59 pontos.
Com a agenda ainda escassa, os investidores voltaram suas atenções para Brasília. O governo já iniciou os movimentos nos bastidores do Congresso para apresentar a proposta de compensação à desoneração da folha de pagamentos.
Nesta jornada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, garantiu que manter a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores não resultará em um eventual descumprimento da meta de zerar o déficit.
Ele também expressou a busca por uma “solução de arrecadação sustentável” e afirmou que a decisão sobre o assunto será tomada antes do encerramento do recesso parlamentar, previsto para fevereiro.
Apesar da recuperação dos preços do petróleo, isso não foi suficiente para impulsionar os ganhos do Ibovespa, com as ações da Petrobras (PETR4) em tendência negativa.
No cenário internacional, as incertezas sobre a política monetária nos Estados Unidos dominaram e ecoaram no mercado acionário brasileiro. Os investidores estão na expectativa pela divulgação do dado de inflação, o CPI, agendado para a próxima quinta-feira (11).