Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » Governo Lula: Tarifas de energia residencial disparam com aumento de 7,61% em 2024

Governo Lula: Tarifas de energia residencial disparam com aumento de 7,61% em 2024

Por Alexandre G.

As tarifas residenciais de energia elétrica devem registrar um aumento médio de 7,61% em 2024, conforme projeção realizada pela TR Soluções por meio do Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (SETE). Essa variação média é majoritariamente atribuída ao aumento de 27% no Encargo de Energia de Reserva, 13% na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e 15% nos custos relacionados à Rede Básica.

Além disso, a redução de 12% nos créditos tributários destinados às Tarifas de Energia (TE) e de 34% naqueles alocados na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), contribui para a percepção de um aumento nos custos. Os cálculos consideram a média dos reposicionamentos de cada uma das 51 concessionárias de distribuição do país, ponderados pelos mercados específicos de cada empresa.

Com o intuito de aprimorar a precisão da projeção tarifária, a TR Soluções também estabeleceu a distribuição de frequência dos reposicionamentos esperados. Para o ano de 2024, os consumidores residenciais devem enfrentar um aumento que varia positivamente até 11,5% na maioria das concessionárias. Além disso, as tarifas de oito distribuidoras têm a expectativa de redução em comparação a este ano, enquanto nove devem apresentar um reposicionamento superior a 14%.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.