As tarifas residenciais de energia elétrica devem registrar um aumento médio de 7,61% em 2024, conforme projeção realizada pela TR Soluções por meio do Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (SETE). Essa variação média é majoritariamente atribuída ao aumento de 27% no Encargo de Energia de Reserva, 13% na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e 15% nos custos relacionados à Rede Básica.
Além disso, a redução de 12% nos créditos tributários destinados às Tarifas de Energia (TE) e de 34% naqueles alocados na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), contribui para a percepção de um aumento nos custos. Os cálculos consideram a média dos reposicionamentos de cada uma das 51 concessionárias de distribuição do país, ponderados pelos mercados específicos de cada empresa.
Com o intuito de aprimorar a precisão da projeção tarifária, a TR Soluções também estabeleceu a distribuição de frequência dos reposicionamentos esperados. Para o ano de 2024, os consumidores residenciais devem enfrentar um aumento que varia positivamente até 11,5% na maioria das concessionárias. Além disso, as tarifas de oito distribuidoras têm a expectativa de redução em comparação a este ano, enquanto nove devem apresentar um reposicionamento superior a 14%.