Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 24 julho, 2024
Início » Boom de investimentos: Rio de Janeiro atrai crescimento empresarial com aprovação de incentivos fiscais

Boom de investimentos: Rio de Janeiro atrai crescimento empresarial com aprovação de incentivos fiscais

Por Marina B.

O interesse de setores em expandir ou estabelecer negócios no Estado do Rio de Janeiro aumentou significativamente, com um crescimento de 33% em comparação a 2022, conforme divulgado pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin). Durante o último ano, 123 empresas industriais tiveram suas obrigações de incentivos fiscais aprovadas, conferindo-lhes a elegibilidade para usufruir desses benefícios em todo o território fluminense.

O governador Cláudio Castro destaca o crescente atrativo do Estado para empresários e empreendedores, salientando que o aumento na entrada de novas indústrias superou em mais de três vezes as expectativas iniciais, conforme relatado pela Codin. Ele enfatiza o compromisso contínuo com o estímulo a novos investimentos, impulsionando a economia e contribuindo para a qualidade de vida da população.

No ano de 2023, foi observado um notável aumento de 84% no número total de processos por benefícios fiscais enviados pela Codin e analisados pela Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (CPPDE), em comparação com o ano anterior.

Vinicius Farah, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, destaca que os incentivos fiscais são cruciais para impulsionar a atividade empresarial, sinalizando ao mercado nacional e internacional que o Rio de Janeiro é um destino confiável para negócios, gerando empregos e renda para os cidadãos fluminenses.

O resultado desses esforços representa a criação estimada de 6.600 empregos formais e um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões nos próximos anos no Estado do Rio de Janeiro, com uma média de R$ 14,5 milhões investidos por empresa.

Fábio Picanço, presidente da Codin, destaca o avanço expressivo alcançado, fruto do empenho da equipe da Codin na missão de abrir as portas do estado para novos investimentos. Ele ressalta que em 2024, a organização continuará trabalhando para conquistar novos sistemas de gestão de conformidade (compliance), visando potencializar ainda mais a eficiência e o zelo pela coisa pública.

Quanto às atividades dos empreendimentos beneficiados em 2023, o setor atacadista liderou, seguido por estabelecimentos industriais em geral, farmacêuticos e de reciclagem. Destacam-se também negócios nas áreas de pescados, energia, naval e metal mecânico, cujo incentivo foi aprovado pela primeira vez após a Lei 8.960/20, que concede benefícios ao polo metalúrgico fluminense, ser declarada constitucional pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.