A seleção brasileira masculina de handebol conquistou o título do Sul-Centro Americano ao vencer a Argentina em Buenos Aires na noite de sábado. A vitória por 28 a 26 garantiu o bicampeonato aos brasileiros, que precisavam apenas do empate. O Brasil, invicto na competição, assegurou sua vaga direta no Mundial de 2025 ao terminar em primeiro lugar nas cinco partidas disputadas. A torcida argentina, fervorosa durante todo o jogo, continuou cantando e vibrando mesmo após o término da partida. Houve um breve momento de confusão quando os brasileiros comemoravam o título nos segundos finais.
No ano passado, a Argentina conquistou a vitória sobre o Brasil na final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, assegurando a vaga continental para as Olimpíadas de Paris. O torneio Sul-Centro Americano também serviu como preparação para o Brasil, que se volta agora para o pré-olímpico agendado de 14 a 17 de março. Nesse torneio, duas vagas olímpicas estarão em disputa em um grupo com quatro seleções. O local e os adversários ainda não foram definidos pela federação internacional de handebol.
Até o momento, apenas França, Dinamarca, Japão e Argentina garantiram presença em Paris na competição masculina. No handebol feminino, o Brasil, campeão no Pan de Santiago, já está qualificado para as Olimpíadas deste ano.