Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 15 julho, 2024
Início » 63% dos brasileiros veem poder de compra se deteriorar, sem sinais de recuperação, diz pesquisa

63% dos brasileiros veem poder de compra se deteriorar, sem sinais de recuperação, diz pesquisa

Por Marina B.

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) revelou que 63% dos brasileiros estão enfrentando uma redução no poder de compra nos últimos 12 meses. Em contrapartida, 21% afirmam que o poder de compra aumentou, um acréscimo de dois pontos percentuais desde maio deste ano, mas 12 pontos percentuais abaixo de dezembro de 2023, que registrou o maior percentual desde abril do mesmo ano.

Quanto aos que consideram que o poder de compra permanece o mesmo, o índice é de 14%, uma linha de opinião relativamente estável entre abril e outubro de 2023, variando de 32% a 36%. Em dezembro, essa percepção caiu para 17%. Os que não souberam ou não responderam totalizaram 2%.

A pesquisa também revelou variações na percepção de queda no poder de compra conforme a renda familiar: 62% para aqueles com até dois salários mínimos (R$ 2.824), 65% para os que ganham entre dois e cinco salários mínimos, e 62% para os que recebem mais de cinco salários mínimos. Por outro lado, houve melhora na percepção do poder de compra para 23%, 20% e 22% respectivamente nessas mesmas faixas de renda, com aumentos de 0, 3 e 5 pontos percentuais.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas presencialmente, entre os dias 5 e 8 de julho, com eleitores a partir de 16 anos de idade. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.