A Tesla anunciou que as novas versões do Model S e Model X serão afetadas pela decisão de remover o suporte oficial ao Steam. Introduzido em dezembro de 2022, o suporte ao Steam nos carros da Tesla será descontinuado em breve. Segundo a empresa, as novas unidades dos modelos S e X chegarão aos consumidores com um sistema de computador modificado que não suportará mais os jogos da plataforma de PC.
Impacto nos Veículos Existentes
Os atuais proprietários de veículos Tesla que já utilizam jogos como Cyberpunk 2077 não serão afetados pela mudança. A fabricante comunicou a alteração aos consumidores que haviam encomendado novos carros, assegurando que “todas as demais funções de entretenimento e aplicativos permanecem intactas”.
Polêmica e Segurança
A decisão de integrar o Steam aos veículos Tesla foi polêmica devido ao potencial distrativo dos jogos. No entanto, a Tesla mitigou esses riscos permitindo o acesso aos jogos apenas com os veículos estacionados.
Revisão da Estratégia de Games
Embora o Steam tenha ganhado um aplicativo beta nos carros Tesla, nem a fabricante nem a Valve forneceram detalhes sobre o fim do suporte. Isso deixa os consumidores especulando sobre os reais motivos por trás dessa decisão. Elon Musk, um entusiasta de games, sempre destacou a integração do Steam como uma das vantagens dos veículos Tesla, chegando a comparar a potência dos carros ao PlayStation 5 para jogos.
Futuro dos Jogos na Tesla
Apesar da retirada do suporte ao Steam, é possível que a Tesla não tenha abandonado completamente a ideia de integrar jogos em seus veículos, mas esteja reavaliando sua estratégia nesse campo.