O governador Cláudio Castro lançou nesta segunda-feira (09/09) o novo aplicativo RJ Digital, que oferece acesso a mais de 2.500 serviços estaduais nas áreas de educação, saúde e segurança pública. Disponível para iOS e Android, o app integra diversos serviços em um único canal, proporcionando conveniência e acessibilidade aos usuários.
“O RJ Digital é um marco na modernização do nosso estado. Com ele, oferecemos aos cidadãos um canal único e eficiente para acessar uma variedade de serviços públicos com apenas alguns cliques, a qualquer hora e em qualquer lugar. Em agosto, o Rio de Janeiro alcançou o segundo lugar no ranking nacional de serviços digitais, refletindo nosso compromisso em transformar e melhorar a vida do fluminense”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O novo aplicativo permite aos usuários registrar ocorrências online com a Polícia Civil, fazer reclamações ao Procon, solicitar Seguro-Desemprego, abrir empresas pela Junta Comercial do Estado, pedir a 2ª via da carteira de identidade ao Detran.RJ, consultar exames do Rio Imagem, entre outras funcionalidades. Além disso, alunos da rede estadual poderão acessar seus boletins online.
“O lançamento deste aplicativo reforça nosso compromisso com a inovação e a tecnologia. É um passo importante para tornar o Estado do Rio 100% digital”, destacou o secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias.
O RJ Digital utiliza tecnologias avançadas, incluindo um assistente virtual com Inteligência Artificial (IA) generativa para consultas via WhatsApp. Outra inovação é o reconhecimento facial, que assegura a identidade do usuário, aumentando a segurança.
A plataforma inclui a área logada MeuRJ, que oferece uma experiência personalizada e automatiza o preenchimento de formulários, reduzindo o tempo do processo e permitindo atualizações de dados pelo próprio cidadão. O app também permite escanear documentos e preencher formulários automaticamente, acelerando o processo em até 90%, e está disponível em inglês e espanhol.
“O objetivo é simplificar a vida da população, eliminando burocracias e oferecendo mais comodidade e segurança através de serviços digitais”, afirmou o presidente do Proderj, Flávio Rodrigues.