A desvalorização do Índice de Commodities do Banco Central (IC-Br) em dezembro foi novamente impulsionada pelos produtos energéticos, registrando uma queda de 8,05%. O Banco Central anunciou hoje (7) que o IC-Br apresentou uma redução de 3,98% em dezembro em relação a novembro. Consequentemente, o indicador acumulou uma retração de 7,98% no trimestre encerrado em dezembro e uma queda de 12,28% ao longo do ano passado.
A diminuição mensal do IC-Br foi liderada pelos produtos energéticos, com uma queda de 8,05%, seguidos pelos produtos agrícolas, que apresentaram uma redução de 3,78%. Por outro lado, os produtos metálicos registraram um leve aumento de 0,02% no mesmo período.
No acumulado do ano, todos os componentes do IC-Br apresentaram variação negativa. O setor de Energia foi o mais afetado, com uma queda de 31,89%, seguido pelo setor Metal (-12,09%) e Agropecuária (-4,88%).
Para fins de comparação, o Banco Central também divulgou em seu comunicado o índice internacional de commodities, o CRB, que teve uma diminuição de 3,26% em dezembro e uma queda de 13,57% ao longo do ano.