Os indicadores iGet de dezembro, desenvolvidos pelo Santander em parceria com a GetNet, apontam novos sinais de fragilidade no varejo, enquanto os serviços voltam a registrar contração no último mês do ano. O iGet do varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, apresentou uma queda de 0,7% em relação a novembro, após já ter recuado 1,7% no mês anterior. O índice restrito também registrou uma contração, passando de uma queda de 2,4% para 1,9%. Segmentos como combustíveis, móveis, eletrodomésticos, supermercados, vestuário, artigos farmacêuticos e itens de uso pessoal apresentaram queda em dezembro.
O iGet de serviços, focado nos prestados às famílias, caiu 2,4% em dezembro em relação ao mês anterior, reforçando a trajetória volátil dos últimos meses. Os analistas observam que eventos culturais e esportivos no final de 2023 tornaram o comportamento dos serviços às famílias mais incerto, e o indicador não aponta uma tendência clara de retomada no quarto trimestre de 2023. O economista do Santander, Gabriel Couto, destaca a persistência de uma sinalização mais fraca nos últimos meses, embora haja a possibilidade de alguma recuperação em 2024, considerando a resiliência do emprego.