No último domingo (19), um evento organizado pelo partido espanhol Vox reuniu em Madrid diversas personalidades da direita europeia, incluindo Marine Le Pen, Giorgia Meloni e Viktor Orbán, que gravaram mensagens para o comício. O presidente da Argentina e André Ventura também discursaram na capital espanhola.
Com um público de 11 mil pessoas, o Vox, liderado por Santiago Abascal, foi o anfitrião do encontro, que contou com líderes dos governos da Itália e da Hungria participando à distância.
Marine Le Pen, ex-presidente do partido francês Rassemblement National, destacou a importância das próximas eleições europeias como um momento para revitalizar o continente. Defendeu uma Europa das nações, rejeitando a ideia de um “superestado europeu centralizado”. Giorgia Meloni enfatizou a necessidade de mobilização e fez um apelo ao voto dos jovens, afirmando que são o futuro da Europa.
André Ventura, presidente do Chega, discursou em Madrid, destacando a urgência de combater o socialismo e a corrupção, expressando sua convicção de ser o próximo primeiro-ministro de Portugal.
Um dos destaques do evento foi o presidente da Argentina, Javier Milei, que criticou o socialismo e acusou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, de trazer “pobreza e morte” aos espanhóis, recusando-se a se encontrar com ele.
As análises e pesquisas indicam uma forte ascensão da direita nas próximas eleições de junho.