Lula sentindo os efeitos da sua baixíssima popularidade, através de pesquisas.
Os resultados da pesquisa CNT/MDA divulgados hoje (7), indicam uma queda na popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com os dados, 37,4% dos entrevistados consideram a administração petista como boa ou ótima, uma redução em relação aos 42,7% registrados em janeiro. Essa diferença de 5,3 pontos percentuais excede a margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais. Por outro lado, o índice de desaprovação do governo aumentou de 27,9% para 30,5% no mesmo período.
A pesquisa, realizada pelo Instituto MDA Pesquisa em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes, é a 161ª edição e teve um nível de confiança de 95%. Os dados foram obtidos por meio de 2.002 entrevistas presenciais realizadas entre 1º e 5 de maio.
Além disso, a aprovação do trabalho do presidente Lula também registrou uma queda, com 50,7% dos entrevistados indicando aprovação, em comparação com os 55,2% registrados anteriormente. A desaprovação subiu para 43,7% em comparação aos 39,6% anteriores.
A pesquisa também comparou a gestão de Lula com a de seu antecessor e principal adversário político, Jair Bolsonaro (PL). Para 43,3% dos entrevistados, a administração petista é considerada melhor que a anterior, enquanto 32,4% acreditam o contrário.