Na última postagem do senador Carlos Portinho, a discussão sobre os limites entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário é trazida à tona. A afirmação de que um Senado anulado pelo judiciário viola o princípio constitucional da separação dos poderes ecoa preocupações sobre a independência e autonomia do Legislativo.
Portinho destaca uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, questionando o tratamento dado pelo Judiciário a essa proposta. A menção à PEC levanta questões sobre o peso e a influência do Judiciário sobre as decisões do Senado, sugerindo uma possível interferência em outras pautas legislativas.
O senador enfatiza a importância de Pacheco se posicionar e reafirmar a autonomia do Congresso perante o Judiciário. A mensagem conclui com a sugestão de que a falta de uma atitude firme do presidente do Senado poderia resultar em uma subordinação do Legislativo ao Judiciário, o que, segundo Portinho, seria incompreensível e inconstitucional.