Mais de 3 milhões de pessoas foram atendidas nas unidades, superando em 8% o número do ano anterior
A Secretaria de Estado de Saúde bateu recorde de atendimentos nas 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em 2024. Foram mais de 3 milhões de pessoas que receberam cuidados de saúde. O crescimento foi de 8% em comparação com 2023, quando foram registrados 2,8 milhões de pacientes. Na capital, os atendimentos ocorreram nas 16 unidades, que prestam serviço de urgência, 24 horas por dia.
O Governo do Estado investiu R$ 42 milhões em reformas e compra de equipamentos para as unidades, desde que assumiu a gestão de 25 UPAS, em 2021. A Fundação Saúde ampliou a oferta de leitos e a Secretaria de Saúde tem promovido ações contínuas para a qualificação da mão de obra. O resultado é a sucessão de recordes ultrapassados nos atendimentos. Em 2022, as unidades atendiam 2,5 milhões de pessoas, meio milhão a menos do que o número atual.
“A saúde da população fluminense é uma prioridade para a nossa gestão, por isso, fizemos investimentos sem precedentes em nossas UPAs e hospitais. A Secretaria de Saúde revitalizou as unidades, oferecendo serviços de saúde de qualidade a todas as regiões. Também houve a compra de modernos tomógrafos, ampliando a oferta de exames de dignóstico.
Continuaremos avançando em 2025”, afirmou o governador Cláudio Castro.
“As UPAs são a porta de entrada do SUS, e nesses últimos anos, a gente tem conseguido fortalecer ainda mais a rede estadual. Com isso, as pessoas que precisam de atendimento conseguem receber o devido cuidado”, destacou o subsecretário de atenção à Saúde, Caio Souza.