O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) anunciou a suspensão dos pagamentos para aproximadamente 2,7 mil pensionistas que nasceram em dezembro e não realizaram o Recenseamento Obrigatório 2023/2024. Estes beneficiários tinham até o mês de aniversário no ano passado, além de uma prorrogação até julho deste ano, para regularizar sua situação cadastral, mas não cumpriram o prazo.
Mais de 1 Mil Pensionistas de Novembro Também Irregulares
Entre os cerca de 2,9 mil pensionistas nascidos em novembro que estavam em falta com o recenseamento, aproximadamente 1,2 mil continuam com pendências e, consequentemente, terão seus pagamentos suspensos até a regularização.
Procedimento para Restabelecimento de Pagamento
Para reativar o pagamento, os pensionistas devem realizar o recenseamento o quanto antes. Isso pode ser feito em um dos 17 postos ou agências da Rioprevidência, mediante agendamento prévio pelo site Welcome! | Rio Previdência ou pelos telefones 0800-285-8191 (para chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (para ligações de fixo ou celular).
Documentação Necessária
Os documentos necessários para o recenseamento incluem identidade (RG), CPF, comprovante de residência (atual ou declaração de residência), e título de eleitor (ou e-Título, Comprovante de votação de 2022, ou Comprovante de quitação eleitoral). É aceitável apresentar tanto o original quanto a cópia autenticada. Para menores sem RG, será aceita a certidão de nascimento.
Compromisso com Auditoria e Avaliação Atuarial
De acordo com a Lei Federal 10.887/04, a Rioprevidência é obrigada a realizar o recenseamento a cada cinco anos para atualizar dados cadastrais e realizar auditoria periódica da folha de pagamentos. Isso assegura a avaliação atuarial e a segurança dos pagamentos de benefícios previdenciários.
Atenção Contra Golpes e Fraudes
A Rioprevidência alerta que não realiza recenseamento por meio de aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas.
Informações Adicionais
Para informações adicionais, incluindo orientações para pensionistas acamados, impossibilitados de locomoção ou residentes fora do Rio de Janeiro e no exterior, acesse o site da Rioprevidência. Em caso de dúvidas, os pensionistas podem ligar para 0800-285-8191 (telefone fixo) e (21) 3850-3350 (telefone celular ou fixo).