Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 13 outubro, 2025
Início » Rio poderá contratar professores de Educação Física para equipe técnica da rede estadual de saúde

Rio poderá contratar professores de Educação Física para equipe técnica da rede estadual de saúde

Por Alexandre Gomes

O Estado do Rio de Janeiro poderá contar com professores de Educação Física Hospitalar no quadro funcional da Secretaria de Estado de Saúde (SES). É o que prevê o Projeto de Lei 1.923/20, de autoria original do deputado Filipe Soares (União), que autoriza o Poder Executivo a contratar esses profissionais. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a medida, em redação final, nesta quarta-feira (08/10), e o texto seguirá para a sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

Os profissionais de Educação Física poderão atuar nos centros estaduais de saúde, policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), hospitais e maternidades. Os professores deverão estar devidamente registrados junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF1). “O objetivo é apoiar e complementar as atividades hospitalares dentro da competência legal do profissional de Educação Física”, explicou Filipe Soares.

Esses profissionais terão que coordenar atividades físicas, esportivas e recreativas com pacientes e seus familiares, ministrar aulas em programa de condicionamento físico para grupos especiais, como cardiopatas e indivíduos com lesões musculoesqueléticas, além de atuar como facilitador e organizador de atividades de programas de condicionamento físico para funcionários.

O texto prevê que o profissional de Educação Física deverá integrar uma equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar e clínico. “É muito importante a prática de qualquer exercício físico com o auxílio de um profissional de Educação Física, pois ele é responsável por prescrever, orientar e acompanhar todos aqueles que buscam praticar algum tipo atividade desportiva, trazendo, com a sua intervenção, melhora no desempenho do indivíduo”, acrescentou Soares.

A proposta despertou interesse dos profissionais da área de Fisioterapia, que acompanharam a votação em plenário. A deputada Índia Armelau (PL), que é profissional de Educação Física, ponderou que há espaço para a atuação de ambas as categorias, de modo a trabalharem de maneira conjunta. “Este projeto tem meu apoio tanto como professora de Educação Física quanto apoiadora dos fisioterapeutas”, pontuou.

Também assinam o texto como coautores os seguintes parlamentares: Chico Machado (SDD), André Corrêa (PP), Val Ceasa (PRD), Célia Jordão (PL), Franciane Motta (Pode), Dionisio Lins (PP), Átila Nunes (PSD) e Marcelo Dino (União).

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.