A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (27/03), em segunda discussão, o Projeto de Lei 5.994/22, que institui o programa “Jogos Lúdicos na Escola” na Rede Estadual de Ensino. A proposta, de autoria do deputado Marcelo Dino (União), tem como objetivo aproximar alunos e professores por meio de recursos tecnológicos e estratégias interativas. O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
O programa prevê a utilização de equipamentos eletrônicos, como consoles e computadores, para acesso a jogos antigos, além da criação de espaços para jogos de tabuleiro, RPG e card eletrônico.
“Se os jovens gostam e podem jogar, por que não o fazê-lo com sentido pedagógico e dentro do espaço escolar? É notório que a grande maioria dos nossos alunos é cativada pelo espírito de comunhão que as competições trazem, logo enxergamos nesta iniciativa um potencial ferramenta para atrair aqueles que ainda não retornaram ao ambiente escolar para fazê-lo e para dar às nossas unidades a oportunidade de fazer dos seus jovens os grandes protagonistas deste processo”, comentou Dino.