Mais de 100,9 mil postos de trabalho com carteira assinada foram criados no estado, de janeiro a dezembro
O Rio de Janeiro fechou 2025 na segunda posição no ranking nacional de geração de empregos, com a criação de 100.920 postos de trabalho formal de janeiro a dezembro. O estado também é o segundo colocado na região Sudeste, atrás apenas de São Paulo. Os dados são do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta quinta-feira (29/01), em Brasília, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
– O avanço do emprego formal no Rio de Janeiro tem impacto direto na vida da população ao ampliar a renda das famílias, estimular o consumo e fortalecer a economia em todas as regiões do estado. Ao mesmo tempo, a geração de postos de trabalho com carteira assinada representa mais proteção social, estabilidade e dignidade para os trabalhadores. Por isso assumimos o compromisso de promover o crescimento econômico com políticas públicas responsáveis, que transformem desenvolvimento em oportunidades reais para os fluminenses – afirma o governador Cláudio Castro.
De acordo com a análise do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, todas as oito regiões do Rio de Janeiro apresentaram saldos positivos em 2025. Os municípios do Rio de Janeiro, Macaé, Duque de Caxias, Angra dos Reis, Seropédica, São Gonçalo, São Gonçalo, São João de Meriti e Itaboraí foram os que mais se destacaram na geração de novas vagas de trabalho ao longo de 2025.
Todos os cinco setores de atividade econômica – Serviços, Comércio, Indústria e Construção – apresentaram saldos positivos na geração de empregos no ano passado. Quanto à faixa etária e escolaridade, os jovens de 18 a 24 anos e aqueles com o Ensino Médio completo foram os mais favorecidos nas contratações. As mulheres, por sua vez, encerraram o ano ocupando mais de 50% dos postos formais de emprego.
– Mais um ano em que o Rio de Janeiro alcança o segundo lugar na criação de empregos formais. Continuamos a acreditar no potencial econômico do nosso estado. Nossa equipe está trabalhando na promoção de ações de empregabilidade visando, não só aumentar as possibilidades de emprego, como também aproximar os trabalhadores desempregados dass vagas existentes – destaca o secretário Luiz Martins.