Ferramenta vai facilitar acesso de pessoas com deficiência visual a serviços online
O Governo do Rio de Janeiro incluiu novas ferramentas de acessibilidade no portal GovRJ. Entre as novidades estão um assistente virtual por voz e opções de ajustes para pessoas com dificuldades visuais. A iniciativa assegura a igualdade de acesso à informação e aos serviços públicos oferecidos pelo Estado.
- Nosso foco é um Estado cada vez mais digital, mas sempre tratando a inclusão como requisito fundamental para avançarmos. A transformação digital no nosso governo está sendo desenvolvida e aprimorada para atender a todos. Tornar o portal que oferece serviços à população mais acessível só reforça esse objetivo – ressalta o governador Cláudio Castro.
Entre as novas funcionalidades estão o menu de opções de contraste, projetado para pessoas com daltonismo, e a ferramenta de ajuste de tamanho da fonte, que facilita a leitura para usuários com dificuldades visuais. Um assistente virtual por voz realiza a leitura dos conteúdos do portal, ampliando a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
“O portal do Governo do Estado está cada vez mais acessível. Isso representa um avanço importante para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso às informações e serviços públicos. Nossos técnicos têm trabalhado incansavelmente para trazer novas ferramentas que facilitem e incluam todos os cidadãos” – destaca o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga.
A inclusão de novas ferramentas no portal faz parte do programa RJ Digital e é coordenada pela Secretaria de Transformação Digital, por meio do Proderj, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Inclusivas da Casa Civil.
RJ digital e acessível
Com mais de 2.500 serviços estaduais disponíveis, o portal já contava com um intérprete virtual de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com tradução de todo o conteúdo, como textos, áudios e vídeos.
O formulário do Censo Inclusão RJ, programa estadual voltado para o mapeamento das necessidades das pessoas com deficiência, conta com as funcionalidades que oferecem acessibilidade digital. O serviço está integrado ao canal único do estado (Início | Censo Inclusão RJ ) e é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Inclusivas da Casa Civil e com apoio tecnológico do Proderj.
“Com essas novas funcionalidades, damos mais um passo importante para assegurar que as pessoas com deficiência tenham autonomia e igualdade de oportunidades no ambiente digital” – afirma a subsecretária de Políticas Inclusivas, Bia Pacheco.