Comidas típicas das festividades de fim de ano estão sendo servidas até o dia 31 de dezembro
O maior programa de alimentação do Governo do Estado não poderia ficar de fora das festividades de Natal e Ano Novo. O menu especial conta com comidas típicas de festas de fim de ano, preparadas para o público que frequenta diferentes unidades do programa pelo território fluminense e que já aprova a iniciativa.
É o caso da Maria do Socorro Santos Rafael, de 61 anos, que almoça todos os dias no Restaurante do Povo de Duque de Caxias e, hoje, aproveitou a ceia de Natal na unidade.
— O almoço aqui é excelente. Meu prato predileto é carne suína. Hoje fui surpreendida pela ceia especial de Natal, fiquei muito feliz, pois não vou passar com minha família, então minha ceia vai ser aqui. Tô ansiosa para comer o pernil. Meus filhos que moram na Central e outro em Sulacap também almoçam nos Restaurantes do Povo perto da casa deles. Minha família eu sei que vai estar alimentada nesse Natal — disse Maria do Socorro.
— Fiquei surpresa, é uma benção. Gostei muito da comida, nota 10. Esse Natal estou sozinha, mas hoje vou passar aqui — contou Célia Regina de Abreu Fernandes, de 63 anos.
O cardápio festivo chegou nesta terça-feira (24), véspera de Natal, às unidades de Duque de Caxias, Petrópolis, São Gonçalo, Barra Mansa, Bangu e Campo Grande, com pratos como chester ao molho agridoce, peixe à portuguesa e farofa natalina. Mas as comemorações começaram na segunda-feira (23), nas unidades da Central do Brasil, Bonsucesso e Nova Iguaçu. Para a quarta-feira (25/12), Dia de Natal, o local da ceia será a unidade de Belford Roxo.
Os Restaurantes do Povo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, funcionam em gestão compartilhada com as prefeituras locais.
— Só quem passou fome sabe o que é poder ter uma comida nutritiva e balanceada para almoçar. E principalmente nestes dias de festa ficamos extremamente felizes de proporcionar mais esse momento especial para o nosso povo — destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.
O Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Victor Hugo Miranda, relembra a importância de promover, além da refeição, acolhimento e dignidade para a parcela mais vulnerável da população fluminense.
— Muito mais do que um prato de comida, estamos servindo alegria, dignidade, momento de confraternização e, sobretudo, esperança. O cardápio especial de Natal vai se estender por todas as unidades e retorna para o Ano Novo. O Governo do Estado segue comprometido com o combate à fome e com o acolhimento digno da população fluminense — afirmou Victor Hugo Miranda.
Fabiana Maria Santana de Sales, de 41 anos, se surpreendeu com a ceia de Natal e ressaltou o apoio à população em situação de rua pelo Complexo de Direitos Humanos no segundo andar do Restaurante do Povo em Duque de Caxias.
— No momento estou desempregada, volto aqui todos os dias porque eu consigo almoçar a R$ 1,00. E aqui no Restaurante do Povo de Duque de Caxias ainda tem o complexo de Direitos Humanos que atende a gente. Nem sabia que teria a ceia de natal, já tô pensando no pernil — comentou Fabiana.
Ano Novo também tem sabor especial
O sabor de festa se repete no Réveillon e, entre os dias 30 e 31 de dezembro, pratos como pernil, lombo, frango assado e bacalhau serão servidos nos Restaurantes do Povo. Além disso, as sobremesas típicas não vão ficar de fora. O público que for a uma das unidades para almoçar poderá escolher entre pudim, arroz doce, rabanada e panetone, a depender do local do equipamento.
Tudo isso com a qualidade nutricional do Programa Restaurante do Povo que oferece, por dia, 28.575 refeições para a população do nosso Estado.