Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 21 setembro, 2024
Início » Os bastidores da ofensiva de Cláudio Castro em Brasília para renegociar a dívida bilionária do RJ

Os bastidores da ofensiva de Cláudio Castro em Brasília para renegociar a dívida bilionária do RJ

Por Marina B.

O governador Cláudio Castro (PL) tem se empenhado em uma maratona de reuniões a portas fechadas em Brasília desde o começo da semana, em busca de ajustar termos mais favoráveis ao Rio de Janeiro no projeto de repactuação das dívidas dos estados com a União, cuja votação no Senado está prevista para esta quarta-feira.

Na terça, Castro passou horas discutindo o projeto com o presidente do Senado e autor da proposta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o relator Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), os líderes governistas Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (PT-AP), além do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

O relatório de Alcolumbre propôs alternativas para os estados que aderirem ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), diminuindo a carga de juros sobre a dívida refinanciada.

Na versão original do projeto de Pacheco, o principal mecanismo para abater o saldo devedor e os juros era a transferência de ativos estaduais para a União, uma solução considerada viável para Minas Gerais, mas inviável para estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. São Paulo, por sua vez, nem cogita esse tipo de cessão.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.