O Núcleo de Relações Internacionais do Rio de Janeiro (Nuri-RJ), órgão vinculado à Alerj, empossou quatro novos membros em uma cerimônia nesta segunda-feira (19/08), no auditório do 21º andar do Edifício Lúcio Costa. Os novos integrantes representam a Câmara Municipal do Rio, a OAB-RJ e o Instituto Brasileiro de Estudos para o Mercado Financeiro (Ibemf). No próximo dia 28/08, o grupo se reunirá com empresas internacionais no plenário da Alerj para debater o Mercado de Carbono do Estado, um sistema de créditos voltado para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Entre os empossados estão Carlos Nicodemos Oliveira Silva, presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB-RJ; Anderson Couto Passos, presidente do Ibemf; Anderson Caldeira, gestor de compliance do Instituto; e a vereadora Tânia Bastos (REP).
O Nuri-RJ foi criado pela Frente Parlamentar da Humanização nos Serviços Públicos, com a missão de facilitar o diálogo político, promover a cooperação econômica e incentivar o intercâmbio cultural entre o Estado do Rio de Janeiro e outras nações.
O coordenador do Núcleo e da Frente Parlamentar, deputado Danniel Librelon (REP), destacou a relevância do Nuri-RJ para captar investimentos estrangeiros e manter o Rio de Janeiro competitivo. “Nossa meta é alinhar Legislativo, Executivo e o terceiro setor para fortalecer a economia do Estado”, afirmou.
O presidente do Ibemf, Anderson Couto Passos, frisou que a expertise do Instituto em mercado financeiro será essencial para o desenvolvimento do Núcleo e para ampliar o conhecimento em educação financeira no Rio de Janeiro.