Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 24 novembro, 2024
Início » MPRJ denuncia seis pessoas ligadas a laboratório no caso dos transplantes

MPRJ denuncia seis pessoas ligadas a laboratório no caso dos transplantes

Por Alexandre Gomes

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou seis pessoas ligadas ao laboratório PCS Lab Saleme no caso dos pacientes que contraíram HIV após transplante de órgãos. A denúncia, feita pela promotora Elisa Ramos Pittaro Neves, aponta que o laboratório foi responsável pela liberação de doações de órgãos de duas pessoas portadoras do vírus, o que resultou em uma grave falha no Sistema Nacional de Transplantes.

Entre os denunciados estão Walter e Matheus Vieira, sócios da clínica, além de funcionários do laboratório: Ivanilson Fernandes dos Santos, Jacqueline Iris Barcellar de Assis e Cleber de Oliveira Santos, bem como Adriana Vargas dos Anjos, coordenadora do laboratório. A maioria dos envolvidos está presa preventivamente, exceto Matheus Vieira.

Eles responderão por crimes como associação criminosa, lesão corporal e falsidade ideológica, com Jacqueline enfrentando ainda a acusação de falsificação de documento particular. A promotora destacou que os envolvidos tinham ciência do risco grave que o HIV representa para pacientes imunossuprimidos. A denúncia também aponta que o laboratório operava sem alvará e apresentava diversas irregularidades, incluindo exames com resultados falsos.

A motivação para a negligência com os protocolos de segurança teria sido econômica, visando cortar custos, conforme indicado pela investigação da Polícia Civil.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.