O clima olímpico invadiu o Hemorio e vai continuar até o próximo domingo (08/11)! A unidade está promovendo a campanha “Influ do Bem”, que começou no dia 29 e já arrecadou 1.239 bolsas de sangue em apenas nove dias. No entanto, a meta de 300 voluntários diários ainda não foi alcançada.
A campanha incentiva a formação de equipes de doadores. Cada pessoa pode reunir amigos para formar um time e, ao realizar a doação, citar o nome da equipe. Assim, a equipe participa da disputa por medalhas de ouro, prata e bronze, com base no número de doações realizadas. O nome da equipe deve ser criativo e não pode incluir marcas, instituições públicas ou privadas, entidades religiosas, políticas ou esportivas.
As equipes vencedoras serão premiadas com medalhas e o time campeão será homenageado com um vídeo de um atleta olímpico renomado no perfil do Hemorio no Instagram (@hemorio). Cada doador receberá uma Carteirinha do Doador com o tema das Olimpíadas, criada pelo Hemorio.
A campanha é crucial para aumentar os estoques de sangue, especialmente durante as férias escolares, quando há uma queda nas doações. Em junho, houve uma redução de 8% nas bolsas coletadas em relação ao mês anterior, conforme destacou Luiz Amorim, diretor do Hemorio.
O Hemorio abastece cem unidades públicas de saúde, incluindo hospitais de emergência e unidades da rede federal, e busca atingir a meta de 90 mil bolsas de sangue coletadas em 2024. Até 27 de julho, foram registradas 52.330 doações.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos para a primeira doação), pesar no mínimo 50 kg, estar em boa saúde e apresentar um documento de identidade com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis e devem apresentar um documento de identidade do responsável.
Não é necessário jejum, mas evite alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação e não consuma bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagens e piercings impedem a doação por seis meses. Para mais informações, consulte as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligue para o Disque Sangue pelo número 0800 282 0708, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O Hemorio está aberto todos os dias, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio.