Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 23 julho, 2025
Início » Helicóptero do Governo do Estado pousa na Av. Brasil para agilizar transplantes de órgãos

Helicóptero do Governo do Estado pousa na Av. Brasil para agilizar transplantes de órgãos

Por Alexandre Gomes

Operação ocorreu no final da semana passada para garantir que um fígado e dois rins chegassem a tempo aos pacientes

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), realizou uma operação emergencial para garantir o transporte de três órgãos – um fígado e dois rins – com destino ao Hospital São Lucas, em Copacabana. A ação envolveu uma aeronave da secretaria que pousou na Avenida Brasil, na altura de Jardim América, para agilizar o trajeto até a unidade de saúde.

— Estamos falando de vidas salvas graças à agilidade da nossa equipe da SES. A logística em saúde é decisiva para que a esperança chegue a tempo. Parabenizo a equipe pela operação bem-sucedida — afirmou o governador Cláudio Castro.

Coordenada pela Central Estadual de Transplantes da SES-RJ, a operação foi realizada com extrema rapidez para garantir que os órgãos chegassem ao hospital no tempo certo para o transplante. Os órgãos foram captados no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz. Devido ao trânsito intenso, a operação foi realizada por via aérea. O fígado seguiu direto para o Hospital São Lucas, onde o paciente já estava no centro cirúrgico. Sobre os rins, eles estão aguardando as avaliações clínicas, que os centros transplantadores realizam nos possíveis receptores para definir se estão aptos para receber os órgãos.

— Essas ações demonstram o quanto a saúde pública depende de planejamento, tecnologia e, principalmente, compromisso humano — destacou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

A cena do helicóptero pousando no meio da cidade, em plena Avenida Brasil, chamou a atenção de quem passava pelo local e se transformou em símbolo de esperança. Em meio à correria urbana, a vida ganhou prioridade.

RJ Transplantes — Durante o ano de 2024 foram realizados 1.566 transplantes de órgãos sólidos e córneas, sendo 945 transplantes de órgãos sólidos e 621 de córneas. Além disso, a Central de Transplantes do RJ enviou 28 órgãos sólidos para outros estados do Brasil.

De janeiro a maio de 2025 foram realizados 635 transplantes de órgãos sólidos e córneas, sendo 396 transplantes de órgãos sólidos e 239 de córneas. Nesse mesmo período, 15 órgãos sólidos foram enviados para outros estados do Brasil.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.