Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 24 novembro, 2024
Início » Governo do Estado mobiliza 2 mil policiais em força-tarefa para garantir segurança nos jogos da Libertadores

Governo do Estado mobiliza 2 mil policiais em força-tarefa para garantir segurança nos jogos da Libertadores

Por Alexandre Gomes

Pela primeira vez, câmeras corporais usadas pela polícia vão contar com software de reconhecimento facial durante os jogos da Libertadores no Rio de Janeiro.

O Governo do Estado criou uma força-tarefa massiva para garantir a segurança nos três jogos da Libertadores que ocorrem no Engenhão e no Maracanã, nesta quarta (18) e quinta-feira (19). Com mais de 2 mil policiais militares e civis mobilizados, o sistema de reconhecimento facial será integrado às câmeras portáteis dos agentes que estarão na área dos estádios.

A Polícia Militar destacará 1.890 policiais para os jogos desta quarta-feira, que incluem Fluminense contra Atlético Mineiro e Botafogo contra São Paulo, além do jogo Flamengo contra Peñarol na quinta-feira. A ação contará também com o apoio de agentes da Polícia Civil.

O governador Cláudio Castro destacou o aprimoramento contínuo das estratégias de segurança e a incorporação de novas tecnologias como um marco em sua gestão.

A força-tarefa, que une as polícias Militar e Civil, o Ministério Público, e representantes dos clubes e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, visa combater o vandalismo e a violência nas torcidas organizadas. A Polícia Militar mobilizará diversas unidades, incluindo o Comando de Polícia Especializada (CPE) e o Comando de Operações Especiais (COE), para garantir a ordem e a segurança nas áreas próximas aos estádios.

O Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) ficará responsável pelo policiamento dentro e ao redor dos estádios, enquanto o RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) e o novo BTM (Batalhão Tático de Motociclistas) cuidarão da escolta dos torcedores visitantes.

Os torcedores do Peñarol, que virão do Uruguai, serão monitorados de perto, com apoio da Polícia Rodoviária Federal. O policiamento será intensificado na área hoteleira e em outros pontos estratégicos da cidade.

Além disso, o policiamento nas áreas do Maracanã e do Engenhão contará com tropas adicionais, incluindo o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer), o Batalhão Especial de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), e o Regimento de Polícia Montada (RPMont), bem como unidades especializadas como o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC).

A segurança para o Rock in Rio, que acontece de quinta a domingo (22), com a mobilização de mais de 8 mil policiais, não será afetada por esta operação.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.