Esquema de segurança de alta tecnologia entra em ação com 8 mil agentes para garantir tranquilidade no Rock in Rio
A segurança do Rock in Rio está sendo reforçada com um verdadeiro exército de mais de 8 mil agentes, drones e câmeras de reconhecimento facial. Essa megaoperação, que começou na primeira semana do evento, conta agora com o uso da plataforma “Celular Seguro”, que bloqueia celulares roubados, furtados ou perdidos. A tecnologia avançada não só protege os fãs dentro da Cidade do Rock, mas também dificulta a ação de criminosos ao inutilizar aparelhos, mesmo com a troca de chip.
A colaboração entre as Secretarias de Defesa do Consumidor e os organizadores do Rock in Rio busca garantir que as vítimas de furto ou perda possam inutilizar rapidamente seus celulares. Equipes estarão presentes no evento para orientar sobre o uso do aplicativo e como acionar o bloqueio do aparelho através do IMEI.
O esquema conta ainda com 143 viaturas, torres de observação e 16 pontos de bloqueio, principalmente nas vias de acesso ao Parque Olímpico. No centro do controle está o CICC Móvel, que integra todos os dispositivos tecnológicos para uma rápida resposta a qualquer incidente. Essa estrutura impressionou tanto os cariocas quanto turistas, que elogiaram a sensação de segurança.
Helena Cardoso Noonan, que vive nos EUA há 33 anos, comentou: “Fiquei impressionada com a segurança dentro e fora do Rock in Rio. Volto para casa mais tranquila e com vontade de participar de novos eventos”. A presença policial também garantiu a tranquilidade de Cleydson Farias, que levou sua filha para se divertir próximo à Cidade do Rock: “Foi incrível proporcionar isso a ela em um ambiente tão seguro”.
Além da segurança geral, o evento conta com a Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, oferecendo acolhimento e orientações às mulheres, o que agradou a visitante Gabriela Tardochi: