Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 31 março, 2025
Início » Governo do Estado inicia as obras da Biblioteca Parque do Pavão-Pavãozinho

Governo do Estado inicia as obras da Biblioteca Parque do Pavão-Pavãozinho

Por Alexandre Gomes

Unidade terá 500m² e será a primeira a ter bebeteca, além de oferecer um salão de dança de última geração e um estúdio com forro acústico

Referência na formação de jovens e crianças, o Edifício Multiuso do Estado, localizado no Complexo do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, está em revitalização. Projeto do Programa Cidade Integrada, do Governo do Estado, além da renovação da estrutura promovida pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop-RJ) também terá a chegada de novas estruturas, como a Biblioteca Parque do PPG – a primeira a ter uma bebeteca – além de um estúdio com forro acústico e equipamentos de gravação.

É uma grande alegria ver esses projetos tomando forma e atendendo às necessidades da população como planejamos. Os moradores do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo terão oportunidades que farão a diferença para o resto das suas vidas e esse é apenas um dos diversos projetos que vão funcionar neste edifício a partir desse ano – afirmou o governador Cláudio Castro.

As obras, recém-iniciadas, são motivo de alegria e esperança para os moradores da comunidade. Campeã estadual de kickboxing, esporte que aprendeu dentro do prédio, Raissa Silva Máximo, de 23 anos, vê no novo espaço oportunidades ainda melhores do que as encontradas quando ainda era criança no antigo espaço ocupado pelo Projeto Criança Esperança e o Ciep João Goulart, que funcionaram ali nas últimas décadas.

É muito gratificante para mim e para todo mundo que mora aqui ver a minha filha fazer parte de onde eu também fiz projetos. Acho que é sensacional o que o governo está fazendo por todos da comunidade. Creio que vai ser muito valorizado, porque faz falta para as crianças. A gente vai aproveitar ao máximo, tanto eu quanto a minha filha, trazendo outros familiares e o pessoal da comunidade também – afirmou Raissa.

As novidades previstas já fazem a jovem planejar mudanças positivas na rotina, permitindo, por exemplo, que possa fazer ainda mais atividades, além de seguir praticando o esporte que a acolheu enquanto menina.

Vai me facilitar muito, porque enquanto estou na minha atividade, a minha filha vai estar fazendo as delas no mesmo lugar, aproveitando a biblioteca ou outros projetos. O horário é bem flexível, o que ajuda bastante – complementou.

Xará da campeã da modalidade de luta, a jovem Rayssa Teixeira da Silva, de 19 anos, conheceu as futuras instalações ao lado da sua filha, Maitê Gomes da Silva, de 2 anos. Moradora do Pavão-Pavãozinho desde que nasceu, Rayssa é dançarina e ficou entusiasmada em saber que o local terá diversas opções para crianças.

Gosto muito daqui porque aqui tem bastante atividades. Será bom para ela poder brincar com as crianças. Eu fiquei toda boba porque quando estiver fazendo o cursinho lá embaixo, ela vai estar aqui em cima brincando – animou-se.

Inspiração em modelo colombiano

O projeto da Biblioteca Parque é inspirado nos projetos de sucesso da cidade de Medellín, na Colômbia, de 2007 e 2008. O Rio de Janeiro já conta com três bibliotecas-parques em funcionamento e com esta quarta haverá uma integração e a aproximação dos temas culturais na comunidade que já respira a energia da música e da dança.

A Biblioteca-Parque do Pavão Pavãozinho e Cantagalo terá mais de 500 m², com salas para reuniões e dança com acabamento de primeiro mundo, com forro acústico para abstenção de ruídos, feito com material renovável, utilizando garrafas pet, preservando o silêncio dentro da biblioteca.

Alinhamento com a população

Para a coordenadora do Programa Cidade Integrada, Ruth Jurberg, o feedback da comunidade é fundamental para que a integração realizada pelo programa estadual seja bem-sucedida na aplicação das políticas públicas determinadas pelo governador.

Essa será a primeira biblioteca-parque com um espaço destinado somente para as crianças e para os bebês. Então, a gente vai ter um espaço de bebeteca, onde as mães vão poder estudar, ler, pesquisar. Haverá um espaço lúdico para crianças com cuidadores, para que a mãe possa ter o seu momento sozinha, se relacionado a cultura – pontuou a coordenadora do programa.

A previsão é que as intervenções sejam concluídas em cerca de quatro meses e que o espaço tenha uma frequência de 200 pessoas por dia.

Recuperação do Edifício Multiuso do Estado

Ao fim de todas as etapas, as intervenções projetadas pelo Cidade Integrada trarão, além de um Restaurante-Escola da Faetec, mais três elevadores, totalizando seis; Biblioteca Parque; unidade da Fundação Leão XIII; o Museu de Favela; área administrativa da Polícia Militar; feira de artesanato para produtoras locais; lavanderia comunitária; intervenções urbanísticas do “Caminho da Arte”; interligação do complexo de favelas com grafites e padronização até o prédio do elevador panorâmico do Pavão-Pavãozinho; e um espaço exclusivo para projetos da Secretaria da Mulher.

Também está previsto a construção de um espaço de fisioterapia para pessoas que têm dificuldade de locomoção, a reforma da subestação de energia do prédio, dos banheiros do térreo, da área do entorno da piscina, dos vestiários, a reforma do foyer (Cantina da Riva), recuperação de dois elevadores, de espaços utilizados por projetos culturais e esportivos como Harmonicanto e da portaria de acesso. As novidades vão impactar diretamente o cotidiano dos mais de 31 mil moradores das comunidades e das mais de mil pessoas que utilizam o prédio público diariamente, das 7h às 20h.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.