Cinco dos seis trechos da maior obra de mobilidade urbana na cidade estão em andamento; moradores reconhecem benefícios da iniciativa
Valorização e garantia de bem-estar. A população de São Gonçalo já reconhece os benefícios das obras do MUVI (Mobilidade Urbana Verde Integrada), realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura. As intervenções seguem aceleradas e metade dos serviços foram concluídos, com pouco mais de 50% dos das obras físicas finalizados. O corredor viário expresso, executado pela Secretaria de Estado das Cidades, liga Guaxindiba a Neves, é o maior em mobilidade urbana da história do município e dará mais segurança ao trânsito dos 13 bairros cortados pelo MUVI.
Os três primeiros trechos, com trajeto de Neves até o Centro, já estão na fase de ajustes finais nos serviços de urbanismo e pavimentação. O projeto também prevê a instalação de 18 quilômetros de ciclovia. Desse total, 8,2 quilômetros já foram concluídos.
– Essas obras vão transformar a vida da população de São Gonçalo. Com o corredor viário expresso, será gerada maior mobilidade, o trânsito fluirá melhor, e garantiremos qualidade de vida, conforto e segurança aos moradores do Estado do Rio de Janeiro – destacou o governador Cláudio Castro.
O trecho que liga a Região Central à Trindade, próximo ao 7º Batalhão de Polícia Militar, está recebendo drenagem, meio-fios e calçadas. Já no trecho 5, que abre caminho de Alcântara até o Jardim Catarina, estão sendo instaladas estacas para construir uma ponte para veículos no Rio Alcântara.
– Na Secretaria das Cidades, nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida da nossa população. Estamos trabalhando em conjunto com as equipes da Superintendência de Gestão de Impacto Social, que orientam as pessoas que moram ao redor das obras, e estamos muito orgulhosos do andamento desse projeto – destacou o secretário Douglas Ruas.
População de São Gonçalo reconhece importância da iniciativa
Morador da região há 20 anos, Marco Antônio Alcântara, de 66 anos, contou que esta é a primeira vez que uma obra desta dimensão é promovida em São Gonçalo.
– Estou me sentindo valorizado pelo Governo do Estado. Com essa revitalização, hoje temos uma praça para passar o tempo, conversar com os vizinhos. Nossa região vai ser valorizada, vamos ter gosto de investir em nossas casas – relatou.
Para a coordenadora de projetos sociais Mary Claro, de 46 anos, as obras representam um resgate da dignidade do povo do município.
– Essas obras resgatam a dignidade do gonçalense. Há muito tempo não havia um olhar sensível para o nosso município. Agora, quando andamos por aqui, vários espaços já foram redesenhados. Com essa parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura, quem ganha somos nós, gonçalenses, pois as ruas estão mais bonitas, a cidade está mais viável – elogiou.