Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 21 novembro, 2024
Início » Governo assina contrato de concessão do Complexo Maracanã com consórcio vencedor da licitação

Governo assina contrato de concessão do Complexo Maracanã com consórcio vencedor da licitação

Por Alexandre Gomes

Equipamento esportivo passará a ser gerido pelos próximos 20 anos pela empresa Fla-Flu Serviços S.A, que investirá em obras e melhorias do estádio

O Governo do Estado e o Consórcio Fla/Flu, composto pelos clubes Flamengo e Fluminense, assinaram, nesta sexta-feira (27/09), o contrato de concessão do Complexo Maracanã. O grupo foi o vencedor do certame e será responsável pela administração, operação e manutenção do equipamento esportivo – que engloba o Maracanã e Maracanãzinho – pelos próximos 20 anos. A partir de agora, o estádio passa a ser gerido por uma Sociedade de Propósito Especifico (SPE), a empresa Fla-Flu Serviços S.A, que será responsável pela gestão compartilhada dos clubes.

“Essa é uma concessão histórica que a nossa gestão deixa como legado para os próximos 20 anos. Todo o processo foi realizado com total responsabilidade e transparência e vai garantir mais investimentos e obras no estádio, que é o templo do esporte. Este não é um legado somente para a população fluminense, mas sim para o Esporte, Lazer e Cultura, diante de tudo que o Maracanã representa no Brasil e no Mundo. É um orgulho imenso assinar esta concessão e poder garantir mais essa conquista para a nossa população” – declarou Cláudio Castro.

O grupo venceu o processo de licitação com a melhor proposta técnico-financeira e ofereceu uma outorga anual no valor de R$ 20.060.874,12. O resultado final, com as respectivas classificações e todas as informações sobre o certame estão disponíveis no site www.concessaomaracana.rj.gov.br

“Com a criação da SPE, uma exigência da modelagem, buscamos garantir isonomia no processo, além de uma boa gestão e os devidos investimentos no complexo. O governo, por meio da Casa Civil, vai fiscalizar o cumprimento das regras previstas no edital e acompanhar todo o processo de concessão. A conclusão da licitação é mais uma vitória para esporte e o entretenimento do Rio de Janeiro e do país” – disse o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.

Processo de concessão

A concorrência foi preparada com base no critério técnica e preço. O contrato, gerido pela Secretaria da Casa Civil, inclui a gestão do Estádio Maracanã e o Maracanãzinho. A secretaria será responsável pela fiscalização da execução dos serviços previstos. O edital prevê que, até o fim da concessão, o vencedor faça investimentos de cerca de R$ 186 milhões.

“Após os primeiros cinco anos de sucesso da dupla Fla-Flu na gestão do Maracanã, o torcedor pode esperar ainda muito mais trabalho nas próximas duas décadas que virão pela frente. Nosso planejamento de obras e melhorias no estádio proporcionará ainda mais conforto, segurança e novas experiências ao público. Um Maracanã que se renova diariamente com o objetivo de ser sempre a Casa do Inesquecível para os seus torcedores” – declarou o presidente da SPE, Severiano Braga.

Para o Maracanã, estão previstas obras de recuperação dos sistemas de água, escadas rolantes, elevadores, ar-condicionado e exaustão, modernização e adequação dos sistemas eletrônicos e revitalização do Museu do Futebol, entre outras intervenções. Já para o Maracanãzinho serão realizados reparos da cobertura do ginásio, além da implementação de novo sistema audiovisual e acústico, requalificação das áreas de hospitalidade, iluminação e acessibilidade.

A cerimônia, realizada no Maracanã, contou também com a presença do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, e dos presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do Fluminense, Mario Bittencourt.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.