O governador Cláudio Castro participou, nesta quarta-feira (14/08), do evento XP Brazil CEO Conference, realizado no Copacabana Palace. Durante o painel de abertura, intitulado “Desafios e Oportunidades – Política no Rio de Janeiro e no Brasil”, Castro destacou a importância da renegociação da dívida do estado com a União, além de salientar avanços nos campos econômico, social, ambiental e na segurança pública e jurídica.
— Nossa dívida com a União inclui juros de 4% mais o IPCA. A proposta de negociação com o Congresso Nacional visa reduzir esses juros por meio de investimentos, além de antecipar recebíveis, criando um equilíbrio nas finanças do estado — afirmou o governador.
O painel também contou com a presença de Rodrigo Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Rafael Furlanetti, diretor institucional da XP Inc., e Paulo Gama, chefe de Análise Política da XP, que mediou a discussão.
Rodrigo Maia ressaltou que a privatização da Cedae trouxe vantagens para a renegociação da dívida pública do Rio de Janeiro com a União, e destacou a importância da presença da XP e de seus investidores no processo de recuperação financeira do estado.
O mediador encerrou o debate abordando dois temas de interesse para os empresários presentes: a segurança jurídica e a segurança pública, reforçando a posição do Rio de Janeiro como referência global.
— A segurança jurídica é fundamental para atrair investidores ao nosso estado. Estamos implementando regras claras e simplificando processos para abertura e manutenção de empresas, além de aprimorar a fiscalização. Na segurança pública, investimos em obras, novos equipamentos, concursos públicos e tecnologia, como o Centro Integrado de Comando e Controle e as câmeras corporais — concluiu Cláudio Castro.