Também foram empossados os conselheiros José Maurício de Lima Nolasco, como vice-presidente; e Rodrigo Melo do Nascimento, como corregedor-geral
O governador Cláudio Castro participou, nesta quarta-feira (08/01), da sessão solene de posse do conselheiro Márcio Pacheco para a Presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), eleito por unanimidade para o biênio 2025-2026. Durante a cerimônia, Castro destacou a importância do órgão para o fortalecimento do Estado do Rio de Janeiro e para garantir o bem-estar da população fluminense.
– Há 16 milhões de pessoas que esperam que as autoridades se entendam e trabalhem pela população, e é muito importante esse processo nesta Corte. Hoje, assume a presidência uma pessoa que viveu a vida pública, e conhece as necessidades do povo fluminense – enfatizou o governador, que lembrou da trajetória de Márcio Pacheco até a sua chegada ao Tribunal.
Conselheiro do TCE desde 2022, Márcio Pacheco foi vereador por duas legislaturas (2004 e 2008), atuou como secretário municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, e foi deputado estadual durante três mandatos (2010, 2014 e 2018). Na Alerj, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, além de ter atuado como líder do Governo no Parlamento fluminense.
– Meu principal objetivo é, junto aos meus pares, fazer com que o TCE-RJ seja ainda mais reconhecido como um lugar de diálogo, de escuta, atendimento humanizado e aprendizado. Queremos ser parceiros dos órgãos estaduais e dos municípios para a construção de um estado grandioso, desenvolvido e com justiça social – declarou Pacheco.
Na solenidade, também tomaram posse os conselheiros José Maurício de Lima Nolasco, como vice-presidente; e Rodrigo Melo do Nascimento, como corregedor-geral. O conselheiro-substituto Marcelo Verdini Maia foi designado como presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, e a conselheira-substituta Andreia Siqueira Martins será Ouvidora do órgão.