Polícia Civil, Polícia Militar e Inea participaram da operação
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), o Comando de Polícia Ambiental Militar (CPAM) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizaram operação conjunta em área de proteção ambiental na Zona Oeste, nesta semana. A ação faz parte de uma força-tarefa do Governo do Estado e tem o objetivo de reprimir a ocupação irregular de solo urbano e proteger a floresta remanescente na Freguesia, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
- Essa força-tarefa reforça o compromisso do Governo do Estado em coibir construções irregulares e combater a ocupação ilegal, preservando as nossas áreas verdes. Não vamos permitir que crimes ambientais coloquem em risco as florestas urbanas – afirmou o governador Cláudio Castro.
De acordo com as investigações, foi registrada grande remoção de Mata Atlântica na região que foi ocupada ilegalmente para a construção de imóveis habitacionais, em zona de amortecimento do Parque Nacional da Floresta da Tijuca. Além disso, também é investigada a exploração irregular de recursos minerais na região, como a extração de saibro.
- Estamos levantando a extensão dos prejuízos provados pela construção irregular na Mata Atlântica. Também é importante orientar quem compra terrenos a sempre exigir as licenças ambientais e os títulos de propriedade – acrescentou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.