As unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) podem receber sistemas de energia solar fotovoltaica, conforme o Projeto de Lei 949/23, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (13/08). A proposta, que ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário, foi assinada pelos deputados Brazão (União), Dr. Serginho (PL), Márcio Gualberto (PL), Val Ceasa (Patriota), Léo Vieira (REP), Dr. Deodalto e Anderson Moraes (PL).
O projeto complementa a Lei 7.122/15, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Solar, e inclui a instalação dos sistemas como parte dos objetivos dos programas e ações do Executivo.
De acordo com os autores do projeto, os sistemas de energia solar são altamente duráveis, com uma vida útil que pode ultrapassar 25 anos e exigem pouca manutenção. “Esse tipo de tecnologia garante um retorno significativo sobre o investimento, oferecendo vantagens notáveis. A proposta trará benefícios significativos para as unidades da Faetec, seus alunos e o corpo docente”, afirmaram.