Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 4 julho, 2025
Início » Dia do Parlamentar Juvenil da Alerj pode ser instituído no calendário oficial do Estado

Dia do Parlamentar Juvenil da Alerj pode ser instituído no calendário oficial do Estado

Por Alexandre Gomes

O Dia do Parlamentar Juvenil, a ser comemorado anualmente em 26 de junho, poderá ser instituído no Calendário Oficial do Estado do Rio. A determinação é do Projeto de Lei 2.964/24, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta segunda-feira (30/06). A medida segue para o Governo do Estado que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

O Parlamento Juvenil, projeto da Alerj que está na sua 16ª edição, tem como missão oferecer aos jovens a oportunidade de vivenciar o exercício político, a cidadania e o processo legislativo, incentivando seu protagonismo. Durante uma semana do ano, esses jovens, eleitos por suas respectivas escolas, representando todos os municípios fluminense, participam das atividades da Alerj e propõem projetos de lei, que posteriormente podem ser aprovados em plenário pelos deputados da Casa.

Ao longo da preparação para o mandato parlamentar, os jovens foram capacitados com aulas sobre Direito, ética e técnica legislativa. Eles já chegam à Alerj com suas propostas para o Estado do Rio, que dão conta de temas como educação, saúde mental, meio ambiente e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Coordenador do Parlamento Juvenil e autor da norma, Danniel Librelon disse que o projeto concretiza os direitos fundamentais desses jovens, em especial à cidadania: “Sua função é garantir prerrogativas relacionadas com condições mínimas que possibilitem aos cidadãos usufruírem plenamente do exercício dos direitos civis e políticos. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.