Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 20 setembro, 2024
Início » CPI da Transparência convoca sete secretários para esclarecer planejamento de grandes eventos no Rio

CPI da Transparência convoca sete secretários para esclarecer planejamento de grandes eventos no Rio

Por Marina B.

A CPI da Transparência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a convocação obrigatória de sete secretários estaduais para prestarem esclarecimentos sobre o planejamento de grandes eventos na cidade. A decisão foi uma resposta à ausência do secretário de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, que foi convidado para uma reunião na terça-feira (10), mas não compareceu.

O presidente da CPI, deputado Alan Lopes (PL), explicou que Abel justificou sua ausência, afirmando que as questões sobre eventos seriam responsabilidade de outras secretarias, como as da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros (Defesa Civil), Cultura, Turismo e Defesa do Consumidor. Assim, Lopes determinou a convocação dos titulares dessas pastas, além do próprio Abel, para uma reunião marcada para a próxima quinta-feira (12).

“Nossa preocupação é com os recentes eventos no Rio de Janeiro, como a morte de uma jovem no show da Taylor Swift, o rapaz eletrocutado no RioCentro, e outro jovem que faleceu em uma rave. Queremos entender como o governo está garantindo a segurança nesses grandes eventos e a transparência das ações”, afirmou Lopes.

A reunião de terça-feira marcou o primeiro confronto entre os deputados e membros do governo estadual após as recentes mudanças no comando da Polícia e Defesa Civil, feitas pelo governador Cláudio Castro (PL), que geraram insatisfação entre os parlamentares, especialmente em relação à Polícia Civil.

Em outubro de 2023, a Alerj aprovou alterações na Lei Orgânica da Polícia Civil, permitindo a nomeação do delegado Marcus Amim como secretário. Contudo, ele foi demitido menos de um ano depois, o que gerou descontentamento no parlamento.

Entre os convocados para a reunião estão o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, e o ex-secretário de Defesa Civil, Leandro Monteiro. Os deputados querem que Fonseca explique o papel do governo no Rock in Rio e que Monteiro apresente as ações do Corpo de Bombeiros na Cidade do Rock. Também foram chamados o diretor de relações institucionais do festival, Luiz Gustavo Mostof; o secretário de Gabinete, Rodrigo Abel; e o subsecretário de Eventos, Rodrigo Castro.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.