Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 1 dezembro, 2025
Início » Comissão da Alerj cobra do Governo progressão de carreira para agentes técnicos da SEAP

Comissão da Alerj cobra do Governo progressão de carreira para agentes técnicos da SEAP

Por Alexandre Gomes

A Comissão de Servidores Públicos, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou audiência pública nesta sexta-feira (28/11) para discutir a progressão de carreira dos agentes de execuções penais da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), que não acontece desde 2010. No encontro, o colegiado cobrou da Secretaria de Estado da Casa Civil a aprovação da progressão, após o envio de uma nota técnica elaborada pelo Sindicato dos Agentes de Execução Penal do Estado do Rio de Janeiro.

No documento, o Sindicato elaborou um estudo de impacto, incluindo a previsão orçamentária, apontando e atestando a viabilidade para a execução da progressão de carreira dos agentes.

“Segunda-feira, estarei conversando com o secretário Nicola Miccione (da Casa Civil)) sobre a pauta da progressão de carreira dos agentes de execução penal, para que seja aprovada e segui-la conforme orientação. O que travava o avanço da Casa Civil sobre o tema era o Regime de Recuperação Fiscal”, disse o subsecretário de gestão de pessoas da Secretaria da Casa Civil, Alexandre Mendes Meyohas.

O deputado Flávio Serafini (Psol), que preside a comissão, citou a importância do trabalho dos agentes técnicos da Seap e a organização de concursos públicos, diminuindo as contratações de temporários.“Está é uma carreira estratégica para o Estado, que vem sendo esquecida e negligenciada.Estamos num Estado que tem como prioridade enfrentar o crime, pois temos uma população carcerária de mais de 40 mil pessoas. Estas pessoas estão presas para cumprir pena e também para um processo de ressocialização. Parte fundamental deste trabalho passa pela ações de agentes de execução penal. Este é um descaso perigoso porque essa categoria tem função estratégica para acompanhar os presos. Já ocorreu o caso de um médico contratado de modo temporário que foi demitido porque, segundo a acusação, extorquia presos para dar laudos e ter progressão de pena. Não ter um quadro definindo de quantos profissionais de cada cargo é necessário, para que as secretarias organizem concursos públicos, faz com que o planejamento fique sem base nenhuma’, disse.

O parlamentar complementou dizendo que a Gratificação de Valorização Profissional para policiais penais,que já está na Casa, precisa contemplar a categoria. “A Alerj vem discutindo há três semanas o projeto que ratifica a GVP para os policiais penais, uma medida importante que corrige uma injustiça e garante segurança jurídica à categoria. Nosso mandato votou a favor da manutenção da gratificação, mas com emendas que cobram do governo Cláudio Castro o mesmo reconhecimento aos agentes de execução penal”, afirmou.

O subsecretário de Reintegração Social, Vitor Waynne Barreto Ferreira, se mostrou favorável à reivindicação dos agentes. “Apoio o pleito, que é válido”, disse

Em sua fala, o subsecretário de Gestão em Saúde Penitenciária, Farmes Silvares Gonçalves, endossou a fala de Waynne. “Sempre nos colocamos à disposição do sindicato para que o processo pudesse andar, assim como a secretária da SEAP e já houve o encaminhamento para a Casa Civil”, contou

O diretor geral de administração e finanças da Seap, Gustavo Bispo, também disse que a questão da progressão de carreira dos agentes deve ser encaminhada o quanto antes. “O Estado está quebrado, mas não nos exime de encontrar soluções para continuar a caminhada. A alternativa que encontramos é buscar um espaço fiscal, ou seja, eliminar ou fazer com que despesas sejam eficientes. Trabalhamos constantemente e com afinco para achar estes espaços fiscais. Estou confiante que em breve solucionaremos o problema da progressão de carreira”, concluiu.

Sindicato quer celeridade

O representante do Sindicato dos Agentes de Execução Penal do Estado do Rio de Janeiro (Sindagexp), Vitor Leite, comentou sobre o envio da nota técnica pedindo a progressão da carreira e a demora em ter uma solução.”O sindicato preparou um documento (nota técnica, inclusive com previsão orçamentária) que já foi enviado há algum tempo, pedindo a progressão da nossa carreira, mas vemos que o negócio não anda por má vontade. Agora, esperamos que a gente tenha, finalmente, uma vitória”, finalizou.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.