A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) realizou na quinta-feira, 29 de agosto, mais uma etapa do projeto itinerante Codin Incentiva, desta vez na cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense. Este evento marcou o encerramento da primeira fase da iniciativa estadual, que tem como objetivo apresentar oportunidades de negócios no estado do Rio de Janeiro e os serviços da companhia a empreendedores locais, gestores públicos e profissionais liberais, além de esclarecer dúvidas sobre a concessão de incentivos fiscais para fomentar o empreendedorismo.
“O nosso estado é repleto de oportunidades de negócios, e em um momento de crescimento econômico como este, o Codin Incentiva é uma ação que amplia ainda mais os horizontes dos empreendedores fluminenses para novos investimentos. Ao fortalecer as vocações e potencialidades regionais, estamos fortalecendo o interior e a posição econômica do estado, promovendo, assim, uma melhor qualidade de vida para os fluminenses”, afirmou o governador Cláudio Castro.
O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de São João da Barra, onde os participantes puderam assistir a apresentações técnicas sobre o processo de aquisição de incentivo fiscal e receber orientações sobre como solicitar o benefício. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de discutir com os técnicos da Codin as principais demandas dos setores produtivos da região. A programação incluiu ainda a palestra “Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Porto do Açu e sua importância para o desenvolvimento econômico fluminense”, apresentada por Marcelo Lopes, Presidente da Comissão Especial da ZPE do Açu.
“O Norte Fluminense desempenha um papel crucial na economia do Rio de Janeiro. Segundo a Firjan, a região registrou um aumento de 51% nas exportações em 2023, com São João da Barra sendo responsável por 97% das exportações de óleos brutos de petróleo. São cidades com grande potencial, capazes de atrair novas indústrias. Com o Codin Incentiva, podemos avançar na diversificação da economia local”, destacou Fernanda Curdi, secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.
Lançado em maio deste ano, o projeto Codin Incentiva encerrou sua primeira fase em São João da Barra, após edições em Três Rios, Queimados e Itaperuna.
“Percorremos diversas regiões do estado, levando conhecimento, confiança e novas oportunidades para quem deseja abrir ou expandir seus negócios no Rio de Janeiro. Saímos desta primeira fase com a certeza de que estamos no caminho certo, aproximando-nos cada vez mais dos empreendedores, gestores públicos e profissionais de diversas áreas. E vamos além, com novidades e um trabalho ainda mais sólido para a segunda fase do Codin Incentiva”, concluiu Fábio Picanço, presidente da Codin.