Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 23 julho, 2025
Início » CODIN e Clube do Comex firmam parceria para atrair investimentos e fortalecer o comércio exterior fluminense

CODIN e Clube do Comex firmam parceria para atrair investimentos e fortalecer o comércio exterior fluminense

Por Alexandre Gomes

Termo de cooperação técnica marca nova fase na consolidação do Rio de Janeiro como hub estratégico para importação e exportação

A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e o Clube do Comex formalizaram, esta semana, um termo de cooperação técnica para desencadear ações estratégicas que fortaleçam o comércio exterior do Estado e fomentem a atração de novos investimentos. A iniciativa marca o início de uma agenda proativa voltada à promoção das vantagens logísticas e fiscais oferecidas pelo Rio de Janeiro.

Para apresentar os diferenciais competitivos do Estado do Rio, o presidente da Codin, Fábio Picanço, e a representante do Clube do Comex, Esmeralda Lucena, iniciaram uma série de visitas a grandes “tradings” brasileiras. Em São Paulo e no Espírito Santo, estiveram nas empresas WM Tradin, Savixx e Quimetal , e se reuniram com representantes de indústrias automotivas para destacar a infraestrutura integrada do Rio de Janeiro e sua localização estratégica, que garante acesso rápido aos principais centros consumidores do país.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Curdi, celebrou a união de esforços em prol da economia fluminense:

– Fortalecer o comércio exterior é fundamental para impulsionar a competitividade do Rio de Janeiro. Essa parceria amplia nosso alcance e reforça o papel do Estado como protagonista nas cadeias logísticas nacionais e internacionais – afirmou Curdi.

Para Fábio Picanço, a parceria reforça o papel da Codin como articuladora de oportunidades que geram desenvolvimento.

– Estamos construindo pontes entre o setor público e o mercado, levando a mensagem de que o Rio é competitivo, estratégico e preparado para receber novos investimentos no comércio exterior – destacou o presidente da Companhia.

O termo de cooperação firmado prevê ainda eventos conjuntos, como o “Happy Hour do Comex”, que será realizado em agosto, na cidade de Macaé, na Região dos Lagos. O encontro promete reunir nomes e organizações de peso do setor logístico e do comércio exterior, fomentando o networking, o intercâmbio de experiências e a geração de novas oportunidades para todo o Estado do Rio de Janeiro.

Representante do Clube do Comex, Esmeralda Lucena, também ressaltou a importância da articulação com o poder público:

–  Essa cooperação abre um canal direto com grandes players do setor, potencializando conexões e posicionando o Estado como referência em eficiência logística e ambiente de negócios. Também precisamos salientar a contribuição do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro, o Sindicarga, nesse movimento – concluiu Esmeralda.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.