Três bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro vão ganhar um atendimento de urgência mais ágil com a nova base do SAMU-RJ
O governador Cláudio Castro inaugurou, em Vargem Grande, na Estrada do Pacuí, a 39ª base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RJ). A partir desta quarta-feira (19/09), o serviço será oferecido 24 horas por dia em três bairros da Zona Oeste: Vargem Pequena, Vargem Grande e Recreio dos Bandeirantes.
“Vamos continuar expandindo essas bases em áreas com trânsito intenso ou alta densidade populacional para melhorar o atendimento à população. Às vezes, o socorro rápido faz a diferença entre a vida e a morte, e essa unidade representa uma nova chance de salvar vidas”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A nova base contará com duas ambulâncias para atender os bairros da Zona Oeste. No primeiro semestre deste ano, o SAMU-RJ registrou 110.725 atendimentos apenas na capital, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A secretária Estadual de Saúde, Claudia Mello, destacou a importância da nova base para melhorar a cobertura de atendimento na cidade. “Com a nova unidade, o atendimento será mais eficiente para os moradores de Vargem Grande e Vargem Pequena, além de oferecer suporte ao Recreio dos Bandeirantes. Estamos investindo em motolâncias para acesso rápido a áreas difíceis e ambulâncias para transporte de pacientes”, ressaltou a secretária.
O SAMU-RJ, que pode ser acionado pelo número 192 para emergências como problemas cardiorrespiratórios, intoxicações e queimaduras graves, já possui bases em várias regiões da cidade, incluindo São Cristóvão, Tijuca, Quintino, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Barra, Campo Grande e Sepetiba, na Zona Oeste; Copacabana, Botafogo e Gávea, na Zona Sul; e comunidades como Muzema, Maré e Jacarezinho.
Francisco Caldeira, presidente da Associação de Moradores Amigos de Vargem Grande, expressou sua satisfação com a nova unidade. “A população está ansiosa pela operação da unidade, e estamos certos de que isso será extremamente positivo para a comunidade local”, concluiu.